Vida Diária

Atividades que incluem as atividades relacionadas à higiene pessoal, vestuário, alimentação, organização e limpeza do ambiente, manuseio com dinheiro, compras, uso de medicamentos.

Música

A importância do aprendizado da música, pelas pessoas portadoras de deficiência visual, justifica-se principalmente pela oportunidade de desenvolver profundamente sentidos importantes como o Tato e a Audição, sentidos estes que guiam estas pessoas na ausência da visão.

Estimulação precoce e visual

A estimulação visual precoce é um importante recurso para o desenvolvimento das crianças deficientes visuais. Trabalha a habilidade para o uso da visão residual em diferentes tarefas, aproximando do padrão normal do desenvolvimento neuropsicomotor, através de estímulos específicos por meio de atividades lúdicas que proporcionem melhora da funcionalidade visual.

Atendimento Infantil

A falta de visão pode ocasionar conflitos emocionais, psicológicos e sociais, que influenciam na conduta das crianças, e refletem na aprendizagem.  O trabalho com crianças deficientes visuais baseia-se no princípio de utilização plena do potencial de visão e dos sentidos remanescentes, bem como na superação de dificuldades e conflitos emocionais. Este trabalho também é um auxilio as outras políticas públicas de atendimento aos deficientes, tais como escolas e salas de recurso.

Hora da Leitura

O objetivo é criar nos usuários o hábito da leitura, por meio do contato com histórias infantis em braile, edições ampliadas e livros em Cds áudio descritivos. Mostrar para a criança e adultos a importância de saber ler e suas utilidades no dia-dia e com isso possibilitar um ambiente prazeroso para a leitura.

Fisioterapia

A fisioterapia tem como objetivo desenvolver, manter e restaurar o movimento e a capacidade funcional, durante todo o ciclo de vida (infância, idade adulta e velhice). O tratamento é diferenciado, buscando um ambiente totalmente adaptado à realidade dos deficientes visuais, permitindo o acompanhamento dos usuários desde as suas necessidades básicas até as mais específicas. Quanto mais facilitada e com qualidade a vida do usuário se tornar, mais satisfatório será seu desenvolvimento.

Lazer e Recreação

Educação Física

A atividade física tem como objetivo trabalhar nos usuários deficientes visuais a coordenação motora, lateralidade, profundidade, relação espaço-tempo e fortalecimento de membros inferiores para melhorar a marcha. Também desenvolvida com mini jogos (futebol, basquete em espaços menores), jogos educativos e coletividade.  Será inserido também a partir de 2018, a adaptação ao meio líquido. Atividade desenvolvida em piscina com iniciação de natação e hidromassagem recreativa.

Artesanato

Inserir os atendidos em atividades artísticas, com a finalidade de trabalhar as habilidades manuais, explorar o material, estimular a coordenação motora, concentração, controle muscular, lateralidade, percepção tátil a través da arte.

Orientação e Mobilidade

Aprender a usa a bengala para o deficiente visual: A orientação para a pessoa com deficiência visual é o aprendizado no uso dos sentidos para obter informações do ambiente. Saber onde está, para onde quer ir e como fazer para chegar ao lugar desejado.

Atividades Psicossocionais

Nestes grupos também chamados de grupos psicossociais, psicólogo e assistente social trabalham diversas questões e situações trazidas pelos atendidos. São grupos de apoio e fortalecimento, promovendo a inclusão e o exercício dos direitos e deveres do deficiente visual na sociedade.

Atividades com as Famílias

Tem a finalidade de contribuir para a convivência, reconhecimento de direitos e possibilidades de intervenção na vida dos usuários deste serviço, com objetivo de proteger seus direitos, apoiá-las no desempenho da sua função de proteção e socialização de seus membros, bem como assegurar o convívio familiar e comunitário, a partir do reconhecimento de seu papel.

Braile

É um sistema de escrita e leitura, que consiste em seis pontos em relevo que permite sessenta e três combinações diferentes, que representam o alfabeto, sinais de pontuação, números e notas musicais. Pode ser escrito pela pessoa cega e também lida por ela própria através do tato.

Soroban

É um instrumento de cálculo usado no Japão há mais de 500 anos, devido a sua qualidade de precisão e rapidez. Atualmente o soroban continua sendo usado como mais um dos recursos para cálculo matemático, é também uma ferramenta eficaz na educação, principalmente nas escolas primárias, para facilitar a compreensão numérica e o uso do material também para os alunos cegos.

Informática

Para o deficiente visual, a Informática assume grande importância porque permite que ele amplie os seus horizontes independendo da ajuda constante de outras pessoas.

Capacitação de Usuários

Capacitação e supervisão continuada da equipe para o melhor atendimento aos usuários.